DSTs X ISTs: o que são e como prevenir

 



As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são transmitidas, principalmente, através do contato sexual, seja ele oral, vaginal ou anal, sem o uso do preservativo com uma pessoa que esteja infectada. Elas também podem ser transmitidas pelo contato de mucosas ou a pele apresentando dermatites ou feridas abertas com secreções contaminadas.

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Esse termo passou a ser adotado para substituir a expressão DSTs, referente as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Esta mudança ocorreu porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. 

Sem um tratamento adequado, a pessoa infectada pode ter diversas complicações, inclusive, levar à óbito. Existe diversos tipos de ISTs, as mais conhecidas são a herpes genital, HPV, Gonorreia, Infecção por Clamídia, Sífilis e muitas outras. 

A atenção ao corpo é sempre necessária. O momento da higiene pessoal pode possibilitar que a infecção seja descoberta ainda no estágio inicial. Corrimentos, feridas e verrugas genitais são algumas das manifestações mais comuns das ISTs. Ao reparar um desses sinais recorra a um profissional imediatamente. 

Higiene e exames de rotina são sempre um ótimo aliado na hora da prevenção de infecções, mas acima desses, a camisinha é a parceira ideal. A camisinha é o único método contraceptivo capaz de prevenir a gravidez e as ISTs ao mesmo tempo. Quem melhor do que ela para ser sua aliada nessas horas? 

Camisinhas são distribuídas gratuitamente nos postos do Sistema Único de Saúde, a sua demanda nacional fica em torno de 1,3 bilhão de unidades por ano, de acordo com o Ministério de Saúde. Apesar de haver uma desconfiança com o preservativo de posto, sua resistência já foi testada e aprovada pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), portanto, ela respeita todos os padrões estabelecidos para ser considerado um preservativo seguro para uso. 

Além dos preservativos disponibilizados nos postos de saúde, existe uma variedade de camisinhas no mercado, de vários tamanhos, cores, aromas, sabores e texturas. Lembrando que, não é recomendado o uso da camisinha com sabor sem ser para o sexo oral pois, podem causar reações alérgicas. 

E ai? Qual a sua desculpa para não usar agora? Previna-se!


Produção por: Giovanna Amorim, Taís Rocha, Paulo Sérgio Neto e Atamires Miranda.

Comentários

Postagens mais visitadas